sábado, 3 de julho de 2010

CONTEXTO HISTÓRICO



Contexto Histórico e Político Pistrak e Makarenko

A Rússia Czarista


Nicolau II e sua família: últimos representantes da monarquia russa


A Rússia, até os primeiros anos do século XX, era controlada pelo absolutismo czarista de Nicolau II, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.
Era um regime ultrapassado que não conseguia dar resposta aos problemas da sociedade russa, atravessando dificuldades econômicas, políticas e sociais.
O setor primário era aquele que albergava a maior percentagem da população ativa russa, cerca de 80% de sua economia concentrava-se no campo e mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O governo russo atrelou a economia nacional aos moldes do feudalismo e não promoveu condições necessárias para o estabelecimento de um parque industrial desenvolvido. Dessa maneira, o atraso econômico foi uma das primeiras delicadas questões que contribuíram para a deflagração do processo revolucionário.
Na entrada do século XX, o operariado russo passou a organizar greves e revoltas contra o governo. Representados pelo Partido Operário Social-Democrata, os trabalhadores começaram a entrar em contato pelo ideário socialista proposto, principalmente, pelos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engles. Em contrapartida, o governo russo reprimiu tais instituições político-partidárias por meio da “Okrana”, um destacamento policial criado para conter esse tipo de agitação social .
Em meio a tantos problemas, o conflito da Rússia contra o Japão (1904-1905) piorou a imagem do governo frente a vários grupos da sociedade russa. A origem do conflito foi à disputa entre os dois países por territórios na China e por áreas de influência no continente. A derrota ante os japoneses mergulhou a Rússia numa grave crise econômica e aumentou o descontentamento de diferentes grupos sociais com o czar Nicolau II.
Em janeiro de 1905, um grupo de populares realizou uma manifestação em frente ao palácio monárquico de São Petersburgo, então capital do Império Russo, para entregar a Nicolau II um documento em que reivindicavam melhores condições de vida e melhores salários. Uma multidão de cerca de 200 mil pessoas, entre elas crianças e mulheres. Exageradamente, as tropas imperiais abriram fogo contra os manifestantes. O episódio, que ficou conhecido como Domingo Sangrento, potencializou as pressões contra a monarquia russa.


Em janeiro de 1905 a manifestação de operários que reivindicava aumento de salários é dispersada a bala pela guarda imperial

No ano seguinte, cedendo a tantas pressões e tentando diminuir as tensões sociais, o czar Nicolau II transformou seu governo em uma monarquia constitucional. De acordo com as novas regras, o país teria um parlamento (Duma) onde seus representantes discutiriam os problemas da nação russa. Contudo, os deputados eleitos das quatro primeiras Dumas foram de tal maneira pressionados pelo czar que pouco puderam fazer. Tais mudanças incentivaram o surgimento de agremiações de discussão política formada por trabalhadores do campo e da cidade .
Começava então a formação dos sovietes, conselhos que se encarregavam de coordenar o movimento operário nas fábricas, sob a liderança de Lênin. Os sovietes teriam papel decisivo na revolução de 1917. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia. Em agosto de 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha e a Áustria-Hungria.

O czar Nicolau II foi morto pelos bolcheviques



Primeira Guerra Mundial (1914-1917)







A Primeira Guerra Mundial decorreu, antes de tudo, das tensões advindas das disputas por áreas coloniais e as ambições associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento. Diante desse risco quase certo, as principais potências trataram de estimular a produção de armas e de fortalecer seus exércitos. Foi o período da Paz Armada. Uma das características desse período foi à elaboração de diversos tratados de aliança entre países.
Ao final de muitas e complexas negociações bilaterais entre governos, podemos distinguir na Europa, por volta de 1907, dois grandes blocos distintos:

• A Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália;
• A Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia.

Mergulhada num clima de tensão cada vez mais intenso, a Europa vivia momentos em que qualquer atrito seria suficiente para eclodir a guerra. E, esse atrito surgiu em função do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. O crime foi praticado pelo estudante Gavrilo Princip, ligado ao grupo sérvio “Unidade ou Morte”, que era apoiado pelo governo da Sérvia. O assassinato provocou a reação militar da Áustria, e a partir daí diversos outros países envolveram-se no conflito.
Os passos iniciais do conflito europeu (1914) foram os seguintes :

↘ 28 de julho: O império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia;
↘ 29 de julho: Em apoio à Sérvia, a Rússia mobiliza seus exércitos contra o Império Austro-Húngaro e contra a Alemanha;
↘ 1º de agosto: A Alemanha declara guerra à Rússia;
↘ 3 de agosto: A Alemanha declara guerra à França. Para atingi-la, mobiliza seus exércitos e invade a Bélgica, que era um país neutro;
↘ 4 de agosto: A Inglaterra exige que a Alemanha respeite a neutralidade da Bélgica. Como isso não ocorre, declara guerra à Alemanha.

Em 1917, os EUA entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente, no mesmo ano em que a Rússia, por causa da Revolução Bolchevique, retirava-se. Os reforços dos EUA foram suficientes para acelerar o esgotamento do bloco Alemão, sendo que em 1918, a Alemanha assinou sua rendição. No ano seguinte, foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabeleceu sanções aos alemães.
A Primeira Guerra Mundial provocou uma alteração profunda na ordem mundial: os EUA surgiram como principal potência econômica mundial houve o surgimento de novas nações devido ao desmembramento do Império Austro-Húngaro e Turco e surgiu um regime de inspiração marxista na Rússia.




Alianças estabelecidas no primeiro momento da guerra




Áreas combate



Influência do Pensamento de Marx e Engels





Marx e Engels

Os sociais democratas russos (bolcheviques e mencheviques) eram seguidores do socialismo científico, também chamado de marxismo. Seus criadores foram pensadores alemães do século XIX, Karl Marx (autor de O capital, de 1867) e Friedrich Engels (ambos os autores do Manifesto comunista, de 1848).
Marx acreditava que a sociedade capitalista é sempre injusta e que, portanto, o proletariado deveria fazer uma revolução para destruí-la. Em seguida, seria construída a sociedade socialista.
No socialismo não haveria mais ricos nem propriedade privada. As terras, fábricas, bancos, empresas pertenceriam coletivamente à sociedade, e a economia seria dirigida diretamente pelos trabalhadores.


A Revolução Russa de 1917



A Revolução Russa de 1917 teve diferentes causas de descontentamento popular e de abusos cometidos pelo império czarista. Dentre as principais causas encontramos :

 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: o comércio e a indústria do país encontravam-se nas mãos de estrangeiros e o grosso da produção era consumido pelo próprio Estado.

 POUCO DESENVOLVIMENTO DA BURGUESIA E CLASSE MÉDIA: A burguesia russa jamais atingiu a autonomia da ocidental, pois sua dependência do Estado era muito grande. O poder concentrado nas mãos do Czar não permitia o florescimento da classe. Apenas uma pequena fração da população que atingiu avanços.

 A PRESENÇA ESTRANGEIRA NO FINANCIAMENTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO RUSSA: tornou a burguesia um apêndice do sistema internacional fazendo-a procurar proteção junto ao Czar (tarifas protecionistas, etc.).

 CONCENTRAÇÃO DE OPERÁRIOS NOS GRANDES CENTROS URBANOS: exploração e o impedimento da participação de operários nos partidos políticos e no parlamento. Havia cerca de três milhões de operários nos centros urbanos, sendo que estes eram super-explorados. Os operários não tinham chances de participarem da vida política do país.

 A população se encontrava na miséria, fome e em péssimas condições sociais.



Tomada do Palácio de Inverno 1917


Em março de 1917 surgem os primeiros conflitos civis. O primeiro ocorrido foi na região de Petrogado. Os soldados se recusavam a impedir as manifestações e as multidões, mas assim mesmo, houve confrontos diretos entre civis e polícia.
Com o fim do império czarista, criou-se o Governo Provisório, formado por liberais do Duma, porém o poder se encontrava nas mãos dos sovietes. Sobre a bandeira de “todo poder aos sovietes”, Lênin garantiu uma vitória com os chamados bolcheviques, e assumiu o poder da Rússia.
Após conflitos de outubro/novembro de 1917, expandiu-se a bandeira do socialismo. Criou-se a U.R.S.S., e alcançou-se grande desenvolvimento econômico. O Socialismo proposto por Marx e Engels começou a se expandir pelo mundo.


Formação da URSS

Em outubro de 1917 liderado por Lênin, a Rússia adotou o Regime Socialista de Economia Planificada e Centralizada, sendo o governo liderado pelo partido bolchevique posteriormente transformado em Partido Comunista da União Soviética. Eram 15 estados formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas com a direção do Partido Comunista centralizado em Moscou, numa área territorial de aproximadamente 22 milhões de Km2 de extensão.




Líder da revolução bolchevique, Lênin ajudou a fundar a União Soviética




O descontentamento e a crise popular levaram o governo a optar pela NEP (Nova Política Econômica) que permitiram algumas práticas econômicas. De início esse era um plano econômico de emergência, elaborado para vigorar no período de transição do capitalismo.
Em 1924 após a morte de Lênin houve uma disputa pelo poder entre Stalin e Trotsky saindo Stalin vitorioso desta disputa.
Em 1929, quando Stalin se consolidou no poder, a NEP foi abandonada e substituída pelo Planejamento Econômico Centralizado, onde o Estado por meio de planos quinquenais, planejava investimentos, quantidade e qualidade de produção, distribuição e preços.


Josef Stalin comandou um regime totalitário no país



No curto espaço de doze anos (de 1928 a 1940) a União Soviética conheceu um grande desenvolvimento industrial. Recuperou com vantagem a posição perdida as vésperas da revolução: de quinta nação mais industrializada, no início do século, passou a terceiro lugar, em 1940, perdendo somente para os EUA e a Alemanha. Participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado dos aliados, vencendo a Alemanha Nazista. Após a guerra, torna-se uma superpotência e passou a competir com os EUA pela liderança mundial.


Bandeira soviética no Reichstat - 1945


Referências


▸ CANCIAN, Renato. Lênin e o bolchevismo. Página 3 Pedagogia e Comunicação. Disponível em: http://educaterra.terra.com. br/ volt ai re/m um do /rev_russa4.htm Acesso em: 14/06/2010.

▸ SCHMIDT, Mário Furley. Nova história crítica. 2.ed. São Paulo: Nova Geração, 2002.

▸ http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaorussa.htm Acesso em 14/06/2010

▸ http://www.culturabrasil.pro.br/primeiraguerramundial.htm

▸ http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_russa4.htm

▸ http://www.historiadetudo.com/revolucao-russa.html Acesso em 14/06/2010

▸ http://www.moreira.pro.br/imagens.htm

▸ http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/sociologia Acesso em: 07/06/2010.

▸ http://www.portalbrasil.net/historiageral_primeiraguerramundial.htm

▸http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/primeira-guerra-mundial/primeira-gue rra-mundial-9.php

▸ http://www.vestigios.hpg.ig.com.br/1guerra.htm

▸http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imagens+revolu%C3%A7%C 3 %A3o+russa+1917&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=BjclTJL0Do qMu Ae pk5i4Ag&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCMQsAQwA







Grupo: Ana Paula Leite, Ana Paula Nunes, Camila Dário, Cristiane Cordeiro, Elaine Santos, Maria Izabel Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário