quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estrutura da educação

Estrutura de Educação
Pistrak e Makarenko

Pistrak e Makarenko pensaram um novo modelo de educação para o contexto histórico em que viviam, que era de Revolução Socialista, influencias de Marx, onde novas ideias estavam surgindo, de liberdade e igualdade. Assim de acordo com esses educadores era preciso fazer uma Revolução também na educação, que em sua estrutura trazia embutida práticas reprodutoras de ideais Capitalistas, e a escola desse modelo transmite um conteúdo implícito significativo que devia ser questionado, não condizentes com o novo tipo de cidadão em ascensão que pretendiam formar e para a qual exigia a formação de homens vinculados ao presente, desalienados, mais preocupados em criar o futuro do que cultivar o passado, e cuja busca do bem comum superasse o individualismo e o egoísmo.
Na educação antes de Pistrak e Makarenko O SABER era centrado no professor, que era tido como o único detentor do saber. As DISCIPLINAS eram fora da realidade dos alunos, com a prática da repetição. A instituição ESCOLA era como a estrutura de uma Fábrica, com alunos sentados, calados, ouvindo o professor, recebendo ordens. As IDEIAS difundidas eram como as capitalistas, dominantes X dominados, bem parecidos com professores X alunos. Os ALUNOS formavam-se alienados, sem liberdade de pensamento, sem opinião, há uma homogeneização deles que serão a futura classe trabalhadora.
Pistrak e Makarenko introduziram na Educação, uma Pedagogia Socialista, centrada na ideia do coletivo, capaz de garantir a transformação e construção de uma escola democrática, cidadã.
Suas práticas privilegiavam a teoria marxista, o método dialético – que prega a interação entre as coisas estudadas, interdisciplinaridade, aprender na prática, experiência, para esses educadores todo ensino deve ter uma utilidade prática.
A escola para eles deve formar o homem que faz a Revolução, que não se acomoda com o que vê de errado e precisam se manifestar. Educar para libertar, não para reproduzir ou dominar. A Política e o trabalho estavam intimamente ligados à educação, o lema era a “educação para o trabalho” onde os alunos tivessem atividades na indústria desde pequenos, vinculados em aprender atividades, ora de mandar e ora de obedecer, e saberem se auto organizar, era necessário formar-se trabalhadores completos. A Escola seria responsável por uma formação de consciência de classe dos trabalhadores, não classe submissa, mas de igualdade.
Para a prática do professor eles também pensaram em introduzir a dimensão política no trabalho pedagógico.

“sem teoria pedagógica revolucionária não poderá haver prática pedagógica revolucionária”. “Nesse processo, o papel do “pedagogo” é o de facilitar as crianças, sem esmagar suas iniciativas sob sua autoridade, nem abandoná-las a pretexto de não intervir: um meio termo é fundamental. (PISTRAK, 2005, p. 24)
O novo modelo de Educação então proposto por Pistrak e Makarenko trouxe novas práticas educativas, nele O SABER ficou visto onde todos juntos são construtores da aprendizagem. As DISCIPLINAS seriam de acordo com a realidade do aluno, do seu interesse, surgidas de suas indagações sobre a realidade vivida por eles, assim as ciências devem ser ensinadas como meio para conhecer e transformar a realidade. Na estrutura da ESCOLA se trabalharia mais coletivamente, com trabalhos em grupo, interação entre colegas e professores. As novas IDEIAS difundidas eram libertadoras, de igualdade, sem dominantes e dominados. Os ALUNOS se formavam desalienados, ativos e participantes, livres para pensar e mudar a condição atual. Esse era o ideal comum estre Pistrak e Makarenko, a busca da formação de uma sociedade construtora de uma nova realidade, igualitária, livre e fraterna.






Referências Bibliográficas:

MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. São Paulo. Ed. 34. 2005.
PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo. Ed. Quarta. 2005.
PINK FLOYD. Another brick in the wall . YOUTUBE. Disponível em:
. Acesso em: 17 jun. 2010.


Grupo:

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