CHARGES
ANTON SEMIONOVICH MAKARENKO
E
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK
ANTON SEMIONOVICH MAKARENKO
E
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK
O império russo atravessava seus anos de tormenta e destruição, reprimindo violentamente os movimentos de contestação. Forjado a ferro e fogo, Makarenko projetou seu trabalho pedagógico como início de um trabalho político nas escolas primárias ferroviárias.
Na direção da colônia de jovens órfãos e delinqüentes, Makarenko tinha consciência de que seria necessária uma nova teoria pedagógica para o trabalho de educação socialista cujas ações educacionais fossem imediatas.
“A pedagogia socialista deve centrar sua atenção na educação do coletivo e aí, sim, estará educando o novo caráter coletivista de cada criança em particular” .
Pistrak situa-se na linha dos grandes educadores como Pavel Blonsky, Nadezhda Krupskaia e Vassili Lunatcharky. Apesar disso , durante o stalinismo, sua importância foi ofuscada pela emergência de Makarenko, como "grande educador soviético".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
MAKARENKO, Anton S. Poema Pedagógico, 3 vols., Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
PISTRAK, M.M. Fundamentos da escola do Trabalho: uma pedagogia social. São Paulo: Expressão Popular, 2000. (Tradução de Daniel Aarão Filho).
Grupo:
Deiziane Bernardes
Genivalda Ribeiro
Gisele Aquino
Izabela Eunice
Michele Roncante
Shirlei Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário